EXPOSIÇÃO Retratos | Cartier-Bresson

EXPOSIÇÃO Retratos | Cartier-Bresson

A exibição traz à cidade Invicta algumas das mais icónicas imagens do fundador da Agência Magnum Photos entre retratos de Marilyn Monroe, Coco Chanel, Pablo Picasso, Simone de Beauvoir, Robert Kennedy ou Martin Luther King

A exposição reúne 121 fotografias realizadas entre 1931 e 1999, principalmente na Europa e nos Estados Unidos da América. 

Neste conjunto, proveniente da colecção da Fundação Henri Cartier-Bresson, encontram-se alguns dos retratos mais emblemáticos do fotógrafo francês – como os de Marilyn Monroe, de Picasso, de Francis Bacon, de Che Guevara, de Robert Kennedy, Martim Luther King ou de Arthur Miller -, mas também outras imagens menos conhecidas do grande público.

A mostra Cartier-Bresson: Retratos condensa 70 anos de trabalho que refletem muito da biografia do século XX. Uma memória coletiva que junta quer personalidades marcantes da sociedade, quer indivíduos anónimos da narrativa histórica. Todavia, todos os rostos expressam o olhar sensível de Henri Cartier-Bresson. Na verdade, a eterna Leica parecia sempre invadir a intimidade dos retratados, oferecendo-nos uma sensação invulgar de familiaridade. O traço singular da carreira fotográfica do também pintor, realizador e documentarista.

Ainda no âmbito da exposição Henri Cartier-Bresson: Retratos, a Art For You propôs-se realizar uma mostra complementar em que desafiou quatro fotógrafos a produzirem trabalhos sobre a cidade do Porto.